segunda-feira, 11 de julho de 2011

Aromaterapia- Você sabe o que é e como pode te ajudar?

Aromaterapia é uma das técnicas complementares mais utilizadas em todo o mundo.

A palavra aromaterapia já diz sua importante função, sendo que Aroma significa o perfume natural das plantas e terapia, tratamento, portanto Aromaterapia é o uso de óleos aromáticos extraídos de diversas plantas para melhorar sua saúde e seu bem estar geral, alem de oferecer grande prazer ao olfato.

Embora aromaterapia tenha sido redescoberta na década de 30 do século passado na França, sua origem real tem sua base nas antigas civilizações, como Egito, China e India que já utilizavam e conheciam muito bem os benefícios que determinadas plantas podiam oferecer para cuidados com a saúde, beleza e higiene.

Os óleos essenciais – O aroma utilizado na terapia são os óleos essenciais que são substancias altamente concentradas de energia vital e que carregam propriedades especificas de cada planta. São extraídos das flores, folhas, cascas, madeiras, sementes, e resinas de plantas especiais. Por serem concentrados precisam ser diluídos em uma base o que resulta em cremes corporais, faciais, loções, gel, óleo de banho, óleo de massagem, shampoo, ungüentos, mascaras faciais, spray’s para uso pessoal e para cuidar de sua casa ou escritório, feito com exclusividade para você por um profissional habilitado.

Os beneficios da aromaterapia – Aromaterapia tem a função de provocar estímulos para resgatar ou manter a saúde de um modo geral. Tanto a saúde física, como emocional e mental. Portanto podemos aliviar nossas dores físicas, mal estar do corpo físico como cuidar e entender das nossas emoções. Estresse, depressão, insegurança, medos, insônia, falta de concentração, falta de animo são alguns exemplos comuns.

Aromaterapia em casa - Com certeza você tem em sua cozinha ou jardim alguns temperos , ervas, frutas ou flores que produzem aromas agradáveis e que também fazem parte da extensa linha de opções que trabalhamos na aromaterapia com seus óleos essenciais. Veja só alguns exemplos para você ficar com água na boca:

Alecrim – Esse tempero tão popular é um dos óleos essenciais utilizados para dores musculares e um ótimo estimulante mental

Canela – Um agente aquecedor para os pulmões. Útil contra tosse, resfriado e dores reumáticas

Cravo  Anti-séptico e analgésico contra dores de dente.

Eucalipto globulus – Força pulmonar para uma respiração saudável

Erva doce – Contra obesidade pois é um diurético maravilhoso

Gengibre – Aquece o coração e os pulmões protegendo contra doenças do frio

Gerânio – Cuidados com a pele e a beleza da mulher. É um fitohormonio

Lavanda – Calmante, anti estresse, age como um sedativo.

Limão – Para organizar a mente cansada.

Mentha – Para uma boa digestão e mente alerta.Refresca e anima.

O que você precisa para manter seu bem estar – Pode estar na aromaterapia. Procure saber mais como os aromas podem te ajudar. É simples e pode te fazer muito bem. Coloque um aroma em sua vida e perfume seu corpo e alma.

Sandra Spiri- aromaterapeuta
Para saber mais, acesse: