segunda-feira, 6 de outubro de 2014

AROMATERAPIA SEGURA



AROMATERAPIA SEGURA
por Sandra Spiri

Quando comecei estudar aromaterapia, isso há mais de 25 anos, lembro-me muito bem das recomendações sobre os cuidados e contra indicações a respeito de alguns óleos essenciais.
Esse cuidado rigoroso e excessivo sempre acompanhou minha pratica terapêutica e acredito que isso tenha me dado um grande resultado até os dias de hoje. – Nunca tive um problema sequer com nenhum tratamento, independente da situação, idade e condições de saúde do cliente (ou paciente se preferir).
Não foi por falta de ouvir- Que exagero Sandra, você não precisa ser assim ... tão radical, um pouco a mais de óleo essencial não vai fazer mal.. ou ainda Ah! Eu uso óleos essenciais diretamente na pele com freqüência.. todos!
E essa foi uma das piores  que ouvi - “meu medico indicou 5 gotas de junipero, 2 de cipreste e 5 de limão em uma colher de mel todos os dias...e eu tomo sem problema..

Não quero entrar nos méritos e nas responsabilidades dos outros profissionais, mas quero garantir a minha consciência tranqüila.
Adotei o que chamo de Limite de Segurança, e os que foram meus alunos sabem muito bem, o quanto valorizo essa questão, onde obedecemos a percentagem entre 0,5 a 2% para todas as sinergias, em raríssimos casos 3% para os produtos de uso terapêutico individualizado.

Os óleos essenciais são concentrados de pura energia vital e de centenas de princípios ativos.
Quando escolhemos uma marca esperamos que ela nos dê toda a  qualidade terapêutica para a elaboração dos preparados de aromaterapia.
Isso nos remete a uma regra básica onde o MENOS VALE MAIS, ou seja, a menor quantidade de óleos essenciais de qualidade e uma escolha correta feita pelo profissional equivalem o SUCIFICIENTE para um resultado positivo.
Não será uma grande quantidade de óleo essencial que garantirá o resultado, mas sim a escolha certa na quantidade correta.

Sabemos que o óleo essencial é induzido a percorrer um caminho em nosso organismo, e assim mais uma razão para  seguir a regra básica colocada acima. 
Escrevo sobre esse assunto hoje para fazer um alerta sobre o que vem acontecendo entre os inúmeros profissionais que utilizam aromaterapia hoje em diferentes espaços terapêuticos.
Muitos deles sem nunca terem feito um treinamento adequado e por “intuição” julgam-se capazes de conduzir um cliente a um tratamento com óleos essenciais.
Não quero passar nenhuma mensagem de terror, ou colocar qualquer tipo de afastamento para o uso dos óleos essenciais, mas sim deixar um alerta sobre os possíveis perigos de uma dosagem inadequada.
Aromaterapia é um grande prazer e assim que deve ser sempre.


Nada mais gostoso do que uma massagem com algumas gotinhas de óleo essencial de Lavanda.

Quer algo mais simples e maravilhoso que isso para um relaxamento e bem estar?

É assim que tem que ser sempre o tratamento com óleos essenciais
Simples e maravilhoso, mas com consciência e conhecimento do que se esta fazendo.
Grávidas, recém nascidos, crianças, portadores de patologias cardíacas, câncer, AIDS, glaucoma, idosos e pessoas debilitadas de qualquer idade......podem receber tratamento com aromaterapia, porem, peço que tenha conhecimento de seus procedimentos.

Estude com carinho as condições do cliente, estude profundamente quais óleos essenciais podem ser aplicados, como, quando, por quanto tempo e principalmente a dosagem, ou seja, a concentração de óleo essencial que usará, quantas gotinhas você poderá colocar em um creme, ou óleo de massagem..
Isso se chama respeito. Respeito pela pessoa que te procurou confiando em sua capacidade profissional.Repeito pela técnica que esta usando e também pela sua profissão.

Não abuse ou confie só  na intuição, que deve sim ser preservada, mas não a que conduzirá sua mão na escolha dos óleos essenciais e na quantidade utilizada.

Nunca deixe de ouvir vários profissionais de aromaterapia. Tenha vários “mestres” e seja um deles também. Estude sempre.
Leia muito.
Questione e recicle sempre!!
Conhecimento nunca é demais e garantirá a você a felicidade de um sono tranqüilo por ter realizado um trabalho perfeito.
Coloco-me a sua disposição para qualquer esclarecimento sobre o assunto.
Aceito também ouvir suas experiências.
Com carinho, abraços perfumados

Sandrä Spíri
faceboock/sandrahspiri
11.5096.5167
11.2376.5167